Uma carreta que transportava ácido sulfúrico foi resgatada neste sábado (18) do Rio Tocantins, em Estreito, sul do Maranhão. O veículo havia caído no rio durante o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Imperatriz (MA) a Aguiarnópolis (TO), em 24 de dezembro de 2024 — uma das maiores tragédias viárias da região, com 14 mortes confirmadas e três pessoas ainda desaparecidas.
Como foi o resgate
Sem alarde, uma empresa especializada, com apoio do DNIT e de outros órgãos, coordenou a operação.
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10 mergulhadores utilizaram balões de flutuação presos ao semirreboque para fazê-lo emergir.
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Em seguida, guindaste e escavadeiras concluíram a remoção à margem.
Imagens do momento em que a carreta rompe a lâmina d’água circulam nas redes sociais.
Este foi o segundo veículo retirado do rio em uma semana. Na segunda (13), equipes içaram um cavalo mecânico Volvo FH 500, também com apoio de balões de flutuação.
O que causou a tragédia
De acordo com laudo da Polícia Federal, o colapso no vão central da ponte ocorreu por deformação estrutural, associada a excesso de peso de veículos e falta de manutenção.
Risco ambiental
Por se tratar de carga perigosa (ácido sulfúrico), a operação adotou protocolos para minimizar impactos ambientais. Até a publicação deste texto, não havia relatório de contaminação das águas. Órgãos competentes devem divulgar monitoramento pós-resgate.
Nova ponte: status e investimento
A repercussão da tragédia acelerou a construção de uma nova travessia no local.
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Investimento federal: R$ 171,1 milhões.
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Execução: segundo o DNIT, a obra está com 75% dos serviços concluídos.
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Previsão: conclusão até o fim deste ano.
