O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2025 será de 14 a 25 de abril. É essencial que os interessados façam a solicitação exclusivamente pela página do participante, utilizando o login no portal de serviços do governo federal, o gov.br. Ao solicitar a isenção, o participante deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, garantindo que os dados pessoais estejam em conformidade com os cadastrados na Receita Federal.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) prevê a gratuidade da taxa de inscrição para várias categorias. Estão incluídos: matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025), estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais, alunos com renda mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025), e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Candidatos que solicitaram a gratuidade da taxa de inscrição no ano anterior, mas não compareceram, devem apresentar uma justificativa para também conseguir a isenção em 2025. O prazo para fazer essa justificativa será o mesmo do pedido de isenção, de 14 até as 23h59 de 25 de abril. Os resultados das solicitações de isenção e justificativas serão divulgados no dia 12 de maio, e o período de recursos ocorrerá entre 12 a 16 de maio, com resultados a serem divulgados em 22 de maio.