O aplicativo a.dot surge como uma ferramenta inovadora para facilitar o processo de adoção no Maranhão. Com a oficialização de sua utilização pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), este aplicativo promete transformar a maneira como pretendentes à adoção se conectam com crianças e adolescentes.
Através do a.dot, os usuários têm acesso a perfis detalhados de crianças disponíveis para adoção, que incluem informações e vídeos. Essa abordagem visa humanizar o processo e criar conexões emocionais entre as famílias adotivas e os jovens em busca de um lar. Atualmente, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), há 68 crianças e adolescentes disponíveis para adoção no Maranhão, sendo a maioria do gênero masculino e com idades entre 10 e 16 anos.
Com o crescente número de crianças esperando por um lar, a expectativa do TJMA é que o uso do a.dot amplie as chances de adoção. Em todo o Brasil, mais de 5.000 crianças ainda buscam por amor e dignidade em uma família. O Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, destaca a importância de conscientizar a sociedade sobre o papel transformador que a adoção pode ter na vida de tantas pessoas.