O Festejo de São Pedro, celebrado pela comunidade da Madre Deus em São Luís, tem se renovado a cada ano, trazendo consigo uma mistura de fé, história e cultura popular maranhense. Em 2025, sob o tema “Pedro, protetor, mostra-nos a esperança, qual âncora de nossas almas” (cf. Hb 6,19), a festa contará com uma programação especial que promete encantar a todos.
O evento deste ano começará mais cedo e irá se expandir territorialmente, atingindo mais pessoas. Nos dias 20 a 28 de junho, teremos uma novena diária, com orações e missas, além de uma variedade de atrações culturais na noite. Um dos pontos altos ocorre no dia 28, com a tradicional procissão luminosa e a festa cultural com os grupos de bumba meu boi.
Entre as tradições que se destacam está a procissão marítima no dia 29, que inicia às 7h na rampa Campos Melo. A saída, programada para as 8h, será marcada pelo tocante cortejo, uma das experiências mais emocionantes do festejo. A Igreja de São Pedro, situada em um local histórico de grandes celebrações, ressoa a história riquíssima da cidade, onde a fé dos pescadores e as tradições do bumba meu boi se entrelaçam.
Com mais de 80 anos de história, o Festejo de São Pedro se destaca como um dos maiores símbolos da religiosidade e da cultura popular do Maranhão, mantendo viva a memória e a esperança de gerações.