No último domingo, 27 de agosto, um triste episódio ocorreu ao final de um jogo de futebol no bairro São Bernardo, em São Luís. Fotos que circulam pelas redes sociais e grupos de aplicativo de mensagens revelam os ferimentos causados na cabeça do árbitro Wildon Gomes, que foi agredido por torcedores. O incidente aconteceu após a semifinal da Copa Interbairros, levando a uma onda de indignação.
Após o apito final, diversos torcedores cercaram o árbitro e o atacaram verbalmente, culminando em agressões físicas. Um vídeo chocante é evidência de um torcedor arremessando uma pedra contra Wildon, resultando em inchaços e um corte significativo em sua cabeça. Esses registros são um lembrete devastador da violência que permeia o futebol amador.
Em resposta a esse ato de violência, Ivanilton Melo, presidente da Associação de Clubes de Futebol Amador do Maranhão (ACFMA), declarou sua indignação e confirmou que as medidas legais estão sendo tomadas. Ele afirmou: “Estou indignado assim como vocês, mas não se preocupem porque a justiça será feita!” A solidariedade também foi manifestada por Josivan Ribeiro, presidente da Associação Ludovicense de Árbitros de Futebol (ALAF), que repudiou a agressão e expressou seu apoio a Wildon Gomes. “Repudio todo o fato ocorrido e dou minha solidariedade ao colega que sofreu uma agressão covarde e repulsiva”, afirmou.