Na tarde desta segunda-feira (28), a cidade de São José de Ribamar um membro de uma organização criminosa morreu, conhecido popularmente como “Rafael do Gás”. Durante um patrulhamento, a equipe do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) avistou Rafael em atitude suspeita no residencial Nova Terra. A tentativa de abordagem culminou em um confronto armado.
Os policiais, ao se aproximarem de Rafael, foram recebidos a tiros. Em resposta, os agentes do BOPE revidaram, e durante a troca de tiros, Rafael foi atingido no tórax. Apesar do socorro imediato prestado pela guarnição, ele não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local. O homem trazia consigo uma pistola, um colete balístico e drogas ilícitas, indicando seu envolvimento em atividades criminosas.
Rafael do Gás tinha uma longa ficha criminal e era conhecido por seu papel no tráfico de drogas na região. Além disso, ele era acusado de intimidações a moradores que se opunham às suas práticas. Os bairros Matinha, Nova Terra e Mata sofreram com a violência e a presença do crime organizado, e sua morte pode ter implicações na dinâmica local da segurança pública.