A justiça do Maranhão acolheu, nesta segunda-feira (4), a denúncia do Ministério Público que torna réu o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, bem como outras 13 pessoas. Eles são acusados de suposto desvio de R$ 55 milhões dos cofres públicos. O esquema foi investigado pela Operação Tríade, conduzida pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado).
De acordo com o GAECO, os investigados atuaram em processos licitatórios fraudulentos, realizando práticas de peculato e lavagem de dinheiro. Os envolvidos utilizaram contratos superfaturados e empresas de fachada para desviar recursos públicos. O prefeito Felipe dos Pneus chegou a ser afastado de seu cargo em 2023, mas reassumiu antes que a denúncia fosse formalmente recebida pela Justiça.
No rol dos acusados, além de Felipe dos Pneus, estão Thalihina Rodrigues de Carvalho (irmã do prefeito) e Antônio Barbosa de Carvalho (pai do prefeito). Todos eles enfrentarão consequências severas, uma vez que os crimes mencionados podem resultar em penas que somadas ultrapassam 50 anos de reclusão. A denúncia foi protocolada em janeiro e contém detalhes sobre os desvios por meio de licitações fraudulentas e movimentações financeiras suspeitas. A próxima fase do processo consistirá no interrogatório dos réus e na análise dos contratos envolvidos.