Na manhã desta sexta-feira (8), a Polícia Federal deu início à Operação Body Packing, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que operava em Teresina (PI) e cidades vizinhas. Essa operação visa recrutar pessoas para o transporte de cocaína para o exterior, principalmente para países europeus.
A operação resultou no cumprimento de 18 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram executados em diversas localidades, como Teresina, Timon (MA), Vitória do Mearim (MA), São Paulo (SP), Camocim (CE), Manaus (AM) e Coari (AM). Além dessas prisões, a Justiça Federal também determinou o sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 20 milhões, relacionados à organização criminosa.
Segundo a Polícia Federal, dois integrantes do grupo estão foragidos no exterior e tiveram seus nomes inseridos na difusão vermelha da Interpol. Essa ferramenta auxilia na localização e captura de indivíduos em outros países, possibilitando a sua extradição para o Brasil. Os criminosos utilizavam o termo ‘mulas’ para se referir às pessoas recrutadas para transportar drogas de forma oculta, seja ingerindo substâncias ou escondendo-as no corpo. Essa estratégia visava facilitar o tráfico e burlar a fiscalização em aeroportos.