Marcos Ferreira Barros, condenado a 12 anos de prisão pelo assassinato da própria companheira, foi preso na noite desta quarta-feira (21) em Teresina. A captura ocorreu no restaurante onde ele trabalhava, no bairro de Fátima, Zona Leste da capital piauiense.
O crime aconteceu em 2009, no município de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, e foi presenciado pelos filhos da vítima. Marcos foi condenado por homicídio qualificado, cometido com recurso que impossibilitou a defesa da mulher — à época, o feminicídio ainda não integrava o ordenamento jurídico brasileiro, o que só ocorreu em 2015.
Segundo a Polícia Civil, ele passou a morar em Teresina em 2010 e estava foragido desde 2018, quando a Justiça decretou sua prisão após o trânsito em julgado do processo. De acordo com o delegado Tales Gomes, da Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP), antes da condenação definitiva, Marcos já havia sido preso duas vezes por violência doméstica e também respondeu por porte ilegal de arma e furto.
Além da condenação pelo homicídio, o homem é investigado no Maranhão por posse de arma de fogo e tráfico de drogas.






