A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou, entre os dias 19 e 22 de janeiro, uma operação para combater o furto de energia elétrica em sete municípios do estado. Durante a ação, três pessoas foram presas em flagrante.
As fiscalizações ocorreram nas cidades de Imperatriz, Porto Franco, Grajaú, Estreito, Santa Luzia do Tide, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu, com a atuação conjunta de equipes da Polícia Civil e da Equatorial Maranhão. As inspeções foram realizadas em unidades consumidoras localizadas em áreas urbanas e rurais.
Ao todo, foram identificadas, desativadas e corrigidas 14 irregularidades em equipamentos de medição. Entre os problemas encontrados estavam dispositivos utilizados para danificar os medidores, impedindo o registro correto do consumo real de energia elétrica.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e, além de ilegal, causa prejuízos à concessionária e à população, comprometendo a qualidade do serviço. A Polícia Civil reforça a importância da participação da sociedade no combate a esse tipo de prática e orienta que denúncias sejam feitas à polícia ou à Equatorial Maranhão, pelo site da empresa ou pela Central de Atendimento 116, com garantia de anonimato.






