Dois bebês recém-nascidos foram salvos de engasgo no município de Timon (MA), durante o fim de semana, graças à rápida atuação de policiais militares do 11º Batalhão da Polícia Militar. Os casos ocorreram no sábado (31/01) e no domingo (1º/02) e envolveram crianças de 4 semanas e 21 dias de vida.
No sábado, um policial do Grupo de Operações Especiais (GOE), que estava de folga, foi acionado por familiares de uma recém-nascida engasgada com leite materno. Ao perceber que o nervosismo impedia a realização das manobras por telefone, o militar foi até a residência, onde encontrou a bebê Lara Beatriz Santana Araújo com sinais de sufocamento. Ele aplicou a manobra de desobstrução adequada para recém-nascidos, conseguindo restabelecer a respiração da criança. Em seguida, acompanhou a família até o hospital. Esta foi a terceira criança salva pelo soldado E. Lima em situações semelhantes.
Já no domingo, um casal procurou o quartel do bairro Parque Piauí com um recém-nascido de 21 dias, que também apresentava dificuldade para respirar após engasgo. O 2º Sargento Torres realizou imediatamente a manobra de Heimlich adaptada para bebês, com sucesso. Após os primeiros socorros, a família foi encaminhada ao Hospital Alarico Pacheco, onde a criança recebeu avaliação médica.






