Antes da inauguração, caminhões são flagrados cruzando nova ponte entre Tocantins e Maranhão

Diversos caminhões foram flagrados atravessando a nova ponte que liga Aguiarnópolis, no Tocantins, a Estreito, no Maranhão, na noite desta segunda-feira (15), pela BR-226. As imagens, divulgadas pela página Estreito Online, mostram veículos utilizando a estrutura, que ainda não foi oficialmente entregue.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra está com 95% de conclusão e passa pelos serviços finais para ser entregue ainda em dezembro. Apesar da circulação registrada em vídeo, o órgão informou que o teste de carga da ponte ainda não foi realizado e não esclareceu as circunstâncias da travessia dos veículos que aparecem nas imagens.

Segundo o DNIT, o teste de carga está previsto para o final desta semana e tem como objetivo avaliar a segurança da estrutura. Sensores serão instalados para medir o comportamento da ponte durante a passagem de veículos. Os dados coletados irão compor um relatório técnico que deve atestar a conformidade da obra com o projeto.

No último cronograma divulgado na sexta-feira (12), o DNIT informou que as equipes atuavam na execução dos acessos, na protensão dos cabos laterais do balanço sucessivo, no asfaltamento da ponte e na instalação das barreiras de concreto do tipo New Jersey e do guarda-corpo.

As próximas etapas incluem a aplicação das juntas de dilatação, a execução das calçadas nos acessos e a construção da laje de transição no lado tocantinense da ponte.

Relembre o desabamento

A antiga ponte de Estreito, construída na década de 1960, desabou no dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50. A tragédia resultou em 14 mortes, três pessoas desaparecidas e uma ferida.

Com o colapso da estrutura, três motocicletas, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões caíram no Rio Tocantins. Dois dos caminhões transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico, e outros carregavam cerca de 22 mil litros de defensivos agrícolas.

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Edit Template