Com autorização da Justiça do Maranhão, um menino de 8 anos participou das buscas por seus primos, Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, desaparecidos há 18 dias no município de Bacabal, no interior do estado. Acompanhado por policiais e por equipes da rede de proteção à infância, ele indicou os últimos trajetos que percorreu com as crianças antes de ser encontrado.
Segundo as autoridades, o menino confirmou informações já prestadas anteriormente à Polícia Civil e aos psicólogos que acompanham o caso. Durante a ação, ele esteve em uma cabana abandonada conhecida como “casa caída”, localizada no povoado São Raimundo, a cerca de 500 metros do rio Mearim. De acordo com o relato, esse foi o último local onde esteve com os primos antes de sair em busca de ajuda. Cães farejadores confirmaram a presença das crianças na área, que já vinha sendo monitorada pelas forças de segurança.
A Polícia Civil informou que uma rede de proteção foi montada para evitar a exposição e a revitimização do menino, que seguirá recebendo acompanhamento psicológico contínuo. Ele recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após 14 dias internado. A criança havia sido encontrada no dia 7 de janeiro, após ficar três dias desaparecida.
Com o avanço das investigações, a base de apoio instalada em uma área já totalmente vasculhada começou a ser desmontada. As buscas seguem concentradas no rio Mearim e em áreas de mata, com o reforço de militares da Marinha e o uso do equipamento subaquático side scan sonar, que permite o mapeamento do fundo do rio, mesmo em águas turvas.
