Nesta quinta-feira (8), a tão aguardada fumaça branca foi expelida da chaminé da Capela Sistina, anunciando a eleição do novo papa, o Cardeal Robert Francis Prevost, que a partir de agora será conhecido como Leão XIV. Com pelo menos 89 votos dos 133 cardeais presentes, ele se torna o sucessor do Papa Francisco na cátedra de São Pedro.
O novo papa, nascido em Chicago, EUA, tem 69 anos e se destaca por ser o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica, além de ser proveniente de uma nação de maioria protestante. Robert Prevost construiu uma carreira marcante, com uma trajetória significativa na América Latina, especialmente no Peru.
Apesar de seu perfil discreto, Leão XIV é visto como um reformista que segue a linha de abertura estabelecida por seu predecessor. Com vasta formação em teologia e conhecimento em lei canônica, sua liderança no Vaticano será acompanhada de perto durante tempos desafiadores, principalmente na abordagem de questões como imigração e direitos civis. Sua eleição representa uma mudança significativa no comando da Igreja, após um período de controvérsias e desafios internos.