A partir de sexta-feira, dia 23 de maio, aposentados e pensionistas do INSS precisam estar atentos às novas regras estabelecidas para a autorização de empréstimos consignados. Segundo a determinação publicada no Diário Oficial, a identificação biométrica será necessária para realizar novos contratos de crédito, visando aumentar a segurança e evitar fraudes.
A biometria, que pode incluir o uso de foto ou impressão digital, se tornará obrigatória para desbloquear o benefício para novos empréstimos. O uso da plataforma Meu INSS não apenas possibilitará essa identificação, mas também permitirá consultas a diferentes bancos e as respectivas taxas de juros disponíveis para análise dos cidadãos.
Vale lembrar que o bloqueio para novos empréstimos consignados já está em vigor desde o dia 8 de maio, conforme ordem do Tribunal de Contas da União (TCU). O tribunal exige também medidas mais rígidas para prevenir descontos indevidos na folha de pagamento. O TCU levou em consideração a necessidade de criar sistemas que contemplem associações de assinatura eletrônica e biometria para a autorização de descontos, garantindo assim maior proteção ao trabalhador.